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32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana supera expectativas e fatura 20 milhões de reais 

Por imprensa
Publicado 23/09/2021

Foram comercializadas mais de 900 mil peças durantes os três dias de evento

Maior evento do Polo de Confecções do Agreste, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana bateu recorde de faturamento em sua 32ª edição, realizada na última semana. A expectativa da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Sebrae, realizadores do evento, era de que fossem movimentados R$ 15 milhões, o dobro do faturamento da mesma edição primavera/verão do ano passado. Mas o resultado foi ainda mais expressivo, superando em 300% e alcançando a marca de R$ 20 milhões em negócios. O resultado é melhor do que a edição realizada antes da pandemia.
Nos três dias de evento, de 15 a 17 de setembro, no Polo Caruaru, mais de 160 expositores tiveram a oportunidade de comercializar para lojistas de todo País seus produtos e serviços para a cadeia têxtil e de confecções. Mais de 300 compradores convidados abasteceram suas empresas com roupas, calçados e acessórios da alta estação, em maior volume vieram os do Norte e Centro-Oeste. O evento também foi palco para nova campanha publicitária do Polo de Confecções do Agreste intitulada “Moda PE”, que tem como slogan “É pra vestir e investir”, incentivando o consumo próprio e o investimento de larga escala por meio da revenda e da exportação de produtos.
A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, fez questão de destacar que a relevância do evento para todo o Estado motivou a escolha para o lançamento da nova campanha publicitária do Polo de Confecções. “Estamos vivendo um momento muito especial de retomada das atividades sociais e econômicas em Pernambuco e a Rodada de Negócios é um marco para esse processo de valorização da produção local e de fomento aos negócios. Por isso, lançamos aqui essa campanha de valorização e promoção da produção têxtil e de confecções, mostrando a criatividade, inovação e qualidade da nossa moda para vestir e para investir”, disse.
A presidente da Acic, Ivania Porto, destacou a importância das parcerias para realização do evento ao longo de 16 anos. “Ninguém consegue realizar nada sozinho, ainda mais quando se trata de um projeto da proporção da Rodada de Negócios, que vem se reinventando sempre. Nossos parceiros têm sido fundamentais e temos assumido juntos, a cada edição, o compromisso de dar seguimento à iniciativa, que se tornou um espaço indispensável de comercialização, networking e qualificação para nossa cadeia produtiva da moda. Enquanto Associação, só temos a agradecer por esse trabalho em conjunto”, enfatizou.
Para a diretora técnica do Sebrae, Adriana Côrte Real, a Rodada de Negócios tem todos os quesitos para ser impulsionadora da retomada da economia. “O evento é de suma importância, principalmente neste momento pandêmico, com uma desmobilização grande dos postos de trabalhos, dos empregos e de impacto para economia. Vimos na 32ª edição algo diferente, com uma participação maior das pessoas pelos próprios protocolos sanitários e pela dinâmica que a economia começa a restabelecer. E o Sebrae, como correalizador dessa iniciativa, desde o início, segue apoiando a participação ativa desses empresários, com foco na ampliação de mercado”, finalizou.
A RNMP contou com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) foram parceiros da iniciativa.

32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana deve injetar cerca de R$ 15 milhões na economia

Por imprensa
Publicado 09/09/2021

Acic e Sebrae estão nos preparativos finais para nova edição que acontecerá no Polo Caruaru

Com a vacinação em ritmo acelerado, a retomada da economia ganha força e suporte de ações que favorecem o ambiente de negócios, sem deixar de lado os cuidados ainda necessários para conter o coronavírus. No Agreste do Estado, uma dessas ações é a 32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), que será realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae, de 15 a 17 de setembro. A expectativa dos organizadores é de que os números desta edição sejam expressivos e reflitam essa recuperação, superando em 100% o montante movimentado na mesma edição do ano passado, que aconteceu em outubro, quando R$ 7,2 milhões foram gerados.
Já são esperados 300 compradores de todo o País, com destaque para varejistas das regiões Norte e Centro-Oeste que respondem pela maior parcela dos clientes desta edição . Os visitantes convidados têm translado, transporte e alimentação integralmente custeados pela organização. Para atendê-los, 120 expositores dos segmentos surfwear, streetwear, praia, fitness, modas íntima, femininas e masculina, bebê, infantil e jeans, além de bolsas, calçados e acessórios, estão confirmados e irão expor suas coleções primavera/verão na estrutura de mais de seis mil metros quadrados montada especialmente para 32ª RNMP, no Polo Caruaru. O amplo espaço, que conta também com ventilação natural, favorece o distanciamento social nos três dias de evento.
Esse foi um dos fatores que favoreceram a realização de duas edições da Rodada de Negócios, no período de mais de um ano e meio de pandemia, tendo sempre a liberação dos órgãos sanitários competentes. Devido à relevância da iniciativa para o setor produtivo de confecções, um dos mais impactados pela crise, Acic e Sebrae enfrentaram o desafio de promover um evento desse porte em uma fase delicada e, com o objetivo de contribuir ainda mais com a manutenção do emprego e da renda gerados pelo setor, lançaram o e-commerce do evento, que está em pleno funcionamento e garante que o ecossistema da RNMP se mantenha aquecido entre uma edição e outra. Atualmente, 50 fábricas pernambucanas expõem suas peças na plataforma on-line para o mundo todo.
“O evento tem servido como grande suporte para as empresas durante todo o momento da pandemia, tendo mantido seu calendário de execução e se adaptando às exigências e protocolos de segurança, preservando a saúde, mas, também, os milhares de empregos da cadeia produtiva. Neste momento não será diferente, a vinda de compradores de todas as regiões do Brasil marca esse momento de recuperação da atividade e inicia o ciclo de compras do último trimestre do ano, promovendo a retomada da produção e das oportunidades de trabalho ligadas ao setor”, ressalta o coordenador do evento, Wamberto Barbosa.
A nova edição da Rodada também dará continuidade a outras ações de sucesso dentro do evento. O mix de expositores da 32ª RNMP será incrementado por 10 empresas da 3ª edição do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), juntamente com o Sebrae Pernambuco, que capacitou novas marcas para o evento com mentorias em gestão e inovação. Além disso, haverá participação de mais um grupo de designers pernambucanos que já estiveram em projetos do Marco Pernambucano da Moda. São empresas diversas de moda masculina e feminina, calçados e acessórios dentro do conceito de autoralidade.
Para a presidente da Acic, Ivania Porto, a parceria público-privada para o evento demonstra que a Rodada de Negócios se configura como um patrimônio do Polo de Confecções do Agreste. “A Rodada é realizada pela Associação, mas não é apenas da Associação, é uma iniciativa da nossa cadeia têxtil e de confecções que alavancou a competitividade da nossa indústria e nos projetou nacionalmente. Sem a correalização do Sebrae e a participação desses agentes seria difícil levar adiante um projeto tão grandioso, principalmente em uma fase de tantos desafios”, enfatiza.
A RNMP conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) são parceiros da iniciativa.

 

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