FORGOT YOUR DETAILS?

Releases

Publicado em 01 de agosto de 2019

Autoridades prestigiam abertura da 28ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

O projeto de maior longevidade no Polo de Confecções do Agreste chegou a sua 28ª edição. Para marcar o início de mais uma Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, ontem (31), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) promoveu uma solenidade oficial de abertura que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e de representantes de instituições parcerias da iniciativa.

As boas-vindas foram dadas pelo presidente da Acic, Luverson Ferreira, que destacou a importância do evento para o desenvolvimento da região. “Este é um novo momento de reconhecimento dos parceiros que têm visto o interior e o nosso Polo de Confecções como algo relevante. São instituições e órgãos que compõem, preocupam-se e valorizam a cadeia têxtil”, ressaltou. Ele falou ainda sobre o crescente alcance do projeto. “Temos pensado muito sobre o futuro da Rodada de Negócios e do próprio Polo de Confecções. É papel da Entidade está atenta a toda movimentação, desde a confecção sendo produzida até o que está acontecendo no mundo, e, principalmente, as novas formas de conduzir a economia, para assim pode adaptar o evento às novas necessidades do cliente”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, reforçou o apoio do governo do Estado ao evento. “São 14 anos de evento e tenho a oportunidade de estar aqui pela primeira vez. Tenho andando pelo Estado para conhecer cada cadeia produtiva para que possamos, de forma estruturada, estabelecer um diálogo organizado com o setor produtivo, entender as potencialidades de cada região e melhorar o ambiente de negócios. Por isso, não poderia deixar de vir para Rodada de Negócios. Estamos juntos e só assim poderemos promover mais trabalho e mais futuro para o povo de pernambucano”, afirmou.

A diretora técnica do Sebrae, Roberta Correia, enfatizou a correalização da entidade privada desde o início do projeto. O Sebrae faz parte da Rodada há 14 anos e se compromete a continuar formando e capacitando os expositores para que seja cada vez mais exitosa.  Em um polo de moda no interior de Pernambuco com mais de 18 mil empresas, trazer 500 compradores e fazer o desenvolvimento de um território é um ação transformadora. O grande diferencial são as pessoas empreendedoras que tem uma visão além do alcance. Hoje, estamos aqui com 100 empresas que foram trabalhados desde a formação até a participação nesse grande evento e temos um projeto de trazer mais empresas e ratificar nossa contribuição com o desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste.

O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, evidenciou o projeto Caruaru Moda Mundo, do governo municipal em parceria com a Acic e o Sebrae, que trouxe 10 empresas que estreantes no evento, após um período de consultoria especializada. “O Caruaru Moda Mundo é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que começamos a desenvolver na edição anterior. Cadastramos dez empresas que foram capacitadas, através de mentorias, e, hoje, estão aqui apresentando e comercializando seus produtos. A procura de novas empresas pelo projeto já está grande e estamos felizes em poder participar de uma iniciativa tão grandiosa de forma direta, na certeza de que a Rodada de Negócios está sempre evoluindo”, disse.

A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana está sendo realizada até sexta-feira (02), das 9h às 18h, e a expectativa em negócios é de um montante de R$ 20 milhões. Esta edição registra um aumento de 25% no número de expositores. 161 marcas de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia dos segmentos surfwear, streetwear, praia, fitness, moda íntima, bebê, infantil, jeans, modas feminina e masculina, além de bolsas, calçados e acessórios, apresentam suas peças para temporada primavera/verão, em seis mil metros quadrados montados especialmente para o evento. Cerca de 500 compradores do varejo nacional foram trazidos para Caruaru para fechar negócios com as empresas participantes.

O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de  Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do  Estado e com o apoio da Prefeitura de Caruaru. O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) são parceiros.

 

Publicado em 19 de julho de 2019

28ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana registra aumento de, aproximadamente, 15% no número de estandes

 

Nesta edição, empresas do programa Caruaru Moda Mundo participam pela primeira vez do evento

Fortalecer Pernambuco como centro fornecedor de moda para todo o Brasil é a missão da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP) que terá nos dias 31 de julho, 1º e 2º de agosto a sua 28ª edição. Os números do evento, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), crescem a cada ano. A 28ª RNMP contará com 161 estandes, um aumento de, aproximadamente, 15% em relação à última edição do evento que teve 142 espaços comercializados. Além disso, nove empresas participantes do programa Caruaru Moda Mundo, desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru em parceria com a Acic, o Sebrae e o Armazém da Criatividade, fazem sua estreia no maior evento do Polo de Confecções do Agreste.

Os 161 estandes se distribuem em todos os espaços da 28ª RNMP que contemplam toda cadeia produtiva da moda. A ala InoveTex, destinada para fornecedores de produtos e serviços nas áreas têxtil, financeira, logística e de tecnologia, terá oito expositores. No Pernambuco que Cresce, voltado para micro e pequenas empresas, seis marcas expõem seus produtos. O espaço tradicional contabiliza a maior parcela de fornecedores com 138. Além dos nove trazidos pela primeira etapa do Caruaru Moda Mundo.

Serão mais de 80 mil itens disponíveis na 28ª RNMP. O mix apresenta para os lojistas as tendências da temporada primavera/verão nos segmentos surfwear, streetwear, praia, fitness, moda íntima, bebê, infantil, jeans, modas feminina e masculina, além de bolsas, calçados e acessórios, que irão compor vitrines por todo País. “O desafio a cada edição é sempre fazer melhor e surpreender quem nos visita. Nesta edição, buscamos fortalecer o mix de produtos oferecidos. Na área de confecções, é possível encontrar todos os segmentos produtivos, demonstrando a versatilidade do Polo de Confecções. Apesar disso e ouvindo as expectativas dos clientes, buscamos expandir a integração com outros segmentos da moda como os de calçados e acessórios que estarão com uma maior representação”, ressalta o coordenador do evento, Wamberto Barbosa.

A gestão profissionalizada, a parceria com o Sebrae e a participação de empresários e instituições dos principais municípios que compõem o Polo de Confecções são outros fatores de sucesso para a Rodada de Negócios. “O associativismo nos mostra que a ação coletiva em prol do desenvolvimento é muito mais assertiva. A Acic atua desta maneira em todas as suas atividades e com o maior evento do seu calendário não poderia ser diferente. A longevidade desse projeto se dá também pelo fato de que expositores e compradores absorveram essa ideia e compreenderam que a colaboração faz a diferença para que um segmento seja fomentado como um todo”, afirma o presidente da Acic, Luverson Ferreira.

 

Caruaru Moda Mundo

 

Consolidada no Brasil, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana comprova a cada edição que não é um evento apenas para grandes marcas. Além da ala Pernambuco que Cresce, a iniciativa abre espaço para nove novas empresas que participaram do Caruaru Moda Mundo. O programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru acompanhou empresas caruaruenses selecionadas através de edital, durante oito meses, com o objetivo de diagnosticar os principais pontos de melhoria e oferecer mentorias nos eixos de gestão e inovação. Os resultados da metodologia de capacitação e qualificação de micro e pequenas empresas do setor de confecção poderão ser vistos em um ambiente exclusivo na Rodada de Negócios.

 

Selo Sebrae

 

A parceria com o Sebrae, que é correalizador da RNMP, tem sido fundamental para que as empresas participantes se destaquem em competitividade, como avalia o analista de Confecções do Sebrae, Gilson Gonçalves: “É muito gratificante contribuir não apenas com o desenvolvimento da indústria de confecção local, mas com o desenvolvimento de Pernambuco de maneira geral. Essa indústria tem grande relevância para o Estado, principalmente, pela pulverização de renda, então existe um apelo social e econômico significativo. A Rodada de Negócios é momento de ganho de competitividade para as empresas do Polo de Confecções do Agreste”. As empresas que são acompanhadas pelo Sebrae são identificadas com selos em seus estandes.

A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana conta ainda com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do Estado e com o apoio da Prefeitura de Caruaru. O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicado das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) são parceiros da iniciativa.

Informações à Imprensa
Oficina Comunicação – (81) 3725.1866
Fernanda Carvalho – jornalismo@oficinacomunicacao.com.br – (81) 9 9900.9681

TOP