Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco

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33ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana supera em 95% edição do mesmo período do ano anterior

Por imprensa
Postado 24/03/2022

Acic e Sebrae, realizadores do evento, já anunciam a próxima edição para os dias 03, 04 e 05 de agosto

A 33ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), realizada de 16 a 18 de março, representou bem as expectativas geradas para 2022 na cadeia têxtil e de confecções do estado, confirmando o momento de retomada da atividade apesar das incertezas externas. Em comparação a mesma edição do ano anterior, o evento registrou um aumento no número de expositores de 45% e de faturamento em cerca de 95% em relação à 31ª edição, também da temporada outono/inverno.

A presidente da Acic, Ivania Porto, comemorou os resultados. “A Rodada de Negócios pode ser resumida em duas palavras: desafio e agradecimentos. Em 2020, tivemos que enfrentar o desafio da pandemia, o que a gente pensou que seriam dois meses se transformaram em dois anos, e esse desafio está sendo vencido diariamente. Estamos vencendo graças a todos os empresários, a todos os associados da Acic, ao Sebrae, às parcerias locais e estaduais e a todos os conselheiros que em nenhum momento pensaram em não realizar o evento. Minha homenagem maior é para o empresário que, mesmo com todo o cenário, investe, compra e acredita”, afirmou Ivania.

O coordenador do evento, Wamberto Barbosa, acredita que os números demonstram claramente a chegada de um novo momento para o setor. “Dentro de uma nova realidade de mercado, onde hábitos de consumo foram revistos e novos canais de fornecimento são experimentados, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana se coloca como a mais importante vitrine para os produtos produzidos em nosso estado, gerando grandes oportunidades aos empresários pernambucanos da cadeia têxtil e de confecções no fortalecimento de parcerias com o varejo nacional, além de reafirmar Pernambuco como importante destino de compras de moda para o varejo nacional”, enfatizou.

Eraldo Lopes é representante da Flamboyan, marca do Mato Grosso, e é um dos compradores convidados deste ano. O lojista, que participa do evento desde a primeira edição, destacou a importância do evento no setor têxtil do País. “Estamos sempre correndo atrás de produtos diferentes e preços melhores. Aqui, em Pernambuco, temos um setor pujante de fabricantes de vários segmentos da moda e é na RNMP que conhecemos os lançamentos e novas marcas, encontramos produtos de qualidade e levamos mais diversidade para outras regiões”, pontuou o lojista.

Para João Darru, presidente do Sindivest e representante do Sebrae e da Fiepe, a parceria entre Sebrae e Acic é fundamental nesse contexto e é um reflexo de um desejo mútuo de ajudar no desenvolvimento econômico da região. “A grande competência do Sebrae é formar parcerias com entidades que se complementam, como é com a Acic. A missão do Sebrae é se colocar como parceiro dos pequenos negócios de Pernambuco, promover a competitividade, o desenvolvimento das empresas, e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia do nosso estado. O resultado desse trabalho podemos ver nos dados sobre o evento. O Sebrae apoia a Rodada de Negócios, ao mesmo tempo que reconhece o esforço e trabalho para realizar um trabalho tão exitoso”, ressaltou João Darru.

A secretária de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Sidia Haint, expressou a importância do evento para o desenvolvimento econômico do Agreste e de Pernambuco. “Estamos vendo as pessoas voltando a consumir e vender, são em eventos como esses que nós estamos apostando para ganhar novamente espaço e poder repercutir em números a importância do setor. Não tem como negar a relevância da rodada, sobretudo nesse momento de retomada econômica por conta da pandemia que ainda estamos vivendo. Ver essa rodada acontecendo presencialmente, com pessoas de todo o Brasil, demonstra a grandiosidade do setor não só para o estado, mas, também, para o cenário nacional”, ressaltou a secretária.

Além da parceria do Sebrae, a 33ª RNMP também contou com um formato especial do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, que trouxe seis empresas que já participaram do evento. “Nós temos uma única certeza, nós só saímos desse momento difícil com solidariedade. O arranjo produtivo da economia têxtil em Pernambuco gera emprego e renda para o nosso povo, é indiscutível o papel de importância da feira para nossa região. E o exercício de solidariedade que Ivania junto a Acic e o Sebrae vem fazendo, discutindo, lutando e buscando maneiras de melhorar, capacitar e investir, é o principal sinal de que precisamos continuar acreditando, sobretudo, trabalhando”, afirma Raquel Lyra, prefeita de Caruaru.

33ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana – É um evento realizado pela Acic e o Sebrae com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru apoia a iniciativa que também conta com a parceria do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE).

 

33ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana deve gerar 18 milhões em vendas

Por imprensa
Publicado 09/03/2022

O evento movimentou já movimentou mais de 400 milhões de reais em negócios

Após superar em 300% a meta para a 32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), que alcançou a marca de 20 milhões de reais, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae estão nos últimos ajustes para a 33ª edição nos dias 16, 17 e 18 de março, no Polo Caruaru. A expectativa é otimista. As instituições esperam continuar retomando o volume de vendas do evento, que é o maior do Polo de Confecções do Agreste. A RNMP tem cumprido seu papel como mola propulsora da recuperação econômica do setor têxtil no Estado, movimentando o mercado com dois eventos presenciais e uma plataforma de marketplace que mantém o ecossistema de vendas ativo durante o ano todo, sendo um canal permanente para o fechamento de negócios.

A mais nova edição já contabiliza 130 expositores e mais de 500 compradores vindos de todas as regiões do País. “Estamos tendo um retorno muito interessante dos compradores do varejo nacional. Uma recente pesquisa, realizada pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), mostrou que o índice de confiança dos empresários de Pernambuco desse mercado é positivo em relação ao primeiro semestre, considerando um processo de retomada e evolução que é a grande aposta do setor”, explica o coordenador da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, Wamberto Barbosa. Ele destaca ainda que, pelo setor ser o de maior empregabilidade para o Agreste pernambucano, o evento acaba gerando uma atmosfera favorável para toda a economia, movimentando diretamente outros segmentos, como o de hotelaria.

Os lojistas terão acesso a um mix de peças dos segmentos de surfwear, streetwear, praia, fitness, modas íntima, femininas e masculina, bebê, infantil e jeans, além de bolsas, calçados e acessórios que estará disposto em uma estrutura de mais de seis mil metros quadrados no Polo Caruaru. Para a presidente da Acic, Ivania Porto, o portfólio de expositores somado às iniciativas de capacitação de qualificação desenvolvidas pelo Sebrae é um dos diferenciais de sucesso da iniciativa. “A RNMP agrega valor à produção de moda das empresas e consegue reuni-las em um espaço de colaboração pelo fortalecimento da nossa cadeia produtiva e do nome do Polo de Confecções para todo o Brasil. O evento mudou a imagem da confecção local por investir na capacitação de seus atores e na competitividade de seus produtos por meio da expertise da Acic, do Sebrae e dos nossos parceiros”, ressalta.

Para o Sebrae, correalizador do evento, essa formação continuada é um destaque não apenas para a Rodada de Negócios, mas, principalmente, para os expositores. “Desde o surgimento da ideia de construir um evento de moda, o objetivo foi ampliar o mercado para a indústria de confecção local, trazendo novas possibilidades e, acima de tudo, qualificando as empresas participantes para que possam estar preparadas para vender para qualquer parte do País e até do mundo, então isso faz toda a diferença e eleva para outro patamar essas marcas. Um patamar de profissionalismo para todo o Agreste que muda a cara de um importante segmento da nossa economia. Por isso, o Sebrae está junto e pretende estar junto nas próximas edições”, enfatiza a gerente da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Débora Florêncio.

A 33ª RNMP contará ainda com um formato especial do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, que levará seis empresas que já participaram do evento, diferente das outras edições em que as marcas selecionadas pelo projeto participavam pela primeira vez. “O Caruaru Moda Mundo é um programa que capacita empresas para que elas possam melhorar tanto o produto quanto a produção, além do marketing, gestão financeira, venda e pós-venda. É uma consultoria de dez meses que aprimora essas empresas para que sejam futuras expositoras da Rodada de Negócios. É um prazer estar participando de mais uma edição, ao lado da Prefeitura de Caruaru, da Acic e do Sebrae, que são atores importantes para o Polo de Confecções”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira.

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana – É um evento realizado pela Acic e o Sebrae com patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru apoia a iniciativa que também conta com a parceria do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE).

 

32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana supera expectativas e fatura 20 milhões de reais 

Por imprensa
Publicado 23/09/2021

Foram comercializadas mais de 900 mil peças durantes os três dias de evento

Maior evento do Polo de Confecções do Agreste, a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana bateu recorde de faturamento em sua 32ª edição, realizada na última semana. A expectativa da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Sebrae, realizadores do evento, era de que fossem movimentados R$ 15 milhões, o dobro do faturamento da mesma edição primavera/verão do ano passado. Mas o resultado foi ainda mais expressivo, superando em 300% e alcançando a marca de R$ 20 milhões em negócios. O resultado é melhor do que a edição realizada antes da pandemia.
Nos três dias de evento, de 15 a 17 de setembro, no Polo Caruaru, mais de 160 expositores tiveram a oportunidade de comercializar para lojistas de todo País seus produtos e serviços para a cadeia têxtil e de confecções. Mais de 300 compradores convidados abasteceram suas empresas com roupas, calçados e acessórios da alta estação, em maior volume vieram os do Norte e Centro-Oeste. O evento também foi palco para nova campanha publicitária do Polo de Confecções do Agreste intitulada “Moda PE”, que tem como slogan “É pra vestir e investir”, incentivando o consumo próprio e o investimento de larga escala por meio da revenda e da exportação de produtos.
A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, fez questão de destacar que a relevância do evento para todo o Estado motivou a escolha para o lançamento da nova campanha publicitária do Polo de Confecções. “Estamos vivendo um momento muito especial de retomada das atividades sociais e econômicas em Pernambuco e a Rodada de Negócios é um marco para esse processo de valorização da produção local e de fomento aos negócios. Por isso, lançamos aqui essa campanha de valorização e promoção da produção têxtil e de confecções, mostrando a criatividade, inovação e qualidade da nossa moda para vestir e para investir”, disse.
A presidente da Acic, Ivania Porto, destacou a importância das parcerias para realização do evento ao longo de 16 anos. “Ninguém consegue realizar nada sozinho, ainda mais quando se trata de um projeto da proporção da Rodada de Negócios, que vem se reinventando sempre. Nossos parceiros têm sido fundamentais e temos assumido juntos, a cada edição, o compromisso de dar seguimento à iniciativa, que se tornou um espaço indispensável de comercialização, networking e qualificação para nossa cadeia produtiva da moda. Enquanto Associação, só temos a agradecer por esse trabalho em conjunto”, enfatizou.
Para a diretora técnica do Sebrae, Adriana Côrte Real, a Rodada de Negócios tem todos os quesitos para ser impulsionadora da retomada da economia. “O evento é de suma importância, principalmente neste momento pandêmico, com uma desmobilização grande dos postos de trabalhos, dos empregos e de impacto para economia. Vimos na 32ª edição algo diferente, com uma participação maior das pessoas pelos próprios protocolos sanitários e pela dinâmica que a economia começa a restabelecer. E o Sebrae, como correalizador dessa iniciativa, desde o início, segue apoiando a participação ativa desses empresários, com foco na ampliação de mercado”, finalizou.
A RNMP contou com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) foram parceiros da iniciativa.

32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana deve injetar cerca de R$ 15 milhões na economia

Por imprensa
Publicado 09/09/2021

Acic e Sebrae estão nos preparativos finais para nova edição que acontecerá no Polo Caruaru

Com a vacinação em ritmo acelerado, a retomada da economia ganha força e suporte de ações que favorecem o ambiente de negócios, sem deixar de lado os cuidados ainda necessários para conter o coronavírus. No Agreste do Estado, uma dessas ações é a 32ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), que será realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae, de 15 a 17 de setembro. A expectativa dos organizadores é de que os números desta edição sejam expressivos e reflitam essa recuperação, superando em 100% o montante movimentado na mesma edição do ano passado, que aconteceu em outubro, quando R$ 7,2 milhões foram gerados.
Já são esperados 300 compradores de todo o País, com destaque para varejistas das regiões Norte e Centro-Oeste que respondem pela maior parcela dos clientes desta edição . Os visitantes convidados têm translado, transporte e alimentação integralmente custeados pela organização. Para atendê-los, 120 expositores dos segmentos surfwear, streetwear, praia, fitness, modas íntima, femininas e masculina, bebê, infantil e jeans, além de bolsas, calçados e acessórios, estão confirmados e irão expor suas coleções primavera/verão na estrutura de mais de seis mil metros quadrados montada especialmente para 32ª RNMP, no Polo Caruaru. O amplo espaço, que conta também com ventilação natural, favorece o distanciamento social nos três dias de evento.
Esse foi um dos fatores que favoreceram a realização de duas edições da Rodada de Negócios, no período de mais de um ano e meio de pandemia, tendo sempre a liberação dos órgãos sanitários competentes. Devido à relevância da iniciativa para o setor produtivo de confecções, um dos mais impactados pela crise, Acic e Sebrae enfrentaram o desafio de promover um evento desse porte em uma fase delicada e, com o objetivo de contribuir ainda mais com a manutenção do emprego e da renda gerados pelo setor, lançaram o e-commerce do evento, que está em pleno funcionamento e garante que o ecossistema da RNMP se mantenha aquecido entre uma edição e outra. Atualmente, 50 fábricas pernambucanas expõem suas peças na plataforma on-line para o mundo todo.
“O evento tem servido como grande suporte para as empresas durante todo o momento da pandemia, tendo mantido seu calendário de execução e se adaptando às exigências e protocolos de segurança, preservando a saúde, mas, também, os milhares de empregos da cadeia produtiva. Neste momento não será diferente, a vinda de compradores de todas as regiões do Brasil marca esse momento de recuperação da atividade e inicia o ciclo de compras do último trimestre do ano, promovendo a retomada da produção e das oportunidades de trabalho ligadas ao setor”, ressalta o coordenador do evento, Wamberto Barbosa.
A nova edição da Rodada também dará continuidade a outras ações de sucesso dentro do evento. O mix de expositores da 32ª RNMP será incrementado por 10 empresas da 3ª edição do Caruaru Moda Mundo (CMM), projeto da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), juntamente com o Sebrae Pernambuco, que capacitou novas marcas para o evento com mentorias em gestão e inovação. Além disso, haverá participação de mais um grupo de designers pernambucanos que já estiveram em projetos do Marco Pernambucano da Moda. São empresas diversas de moda masculina e feminina, calçados e acessórios dentro do conceito de autoralidade.
Para a presidente da Acic, Ivania Porto, a parceria público-privada para o evento demonstra que a Rodada de Negócios se configura como um patrimônio do Polo de Confecções do Agreste. “A Rodada é realizada pela Associação, mas não é apenas da Associação, é uma iniciativa da nossa cadeia têxtil e de confecções que alavancou a competitividade da nossa indústria e nos projetou nacionalmente. Sem a correalização do Sebrae e a participação desses agentes seria difícil levar adiante um projeto tão grandioso, principalmente em uma fase de tantos desafios”, enfatiza.
A RNMP conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), do Governo Federal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e do Governo do Estado. A Prefeitura de Caruaru, o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE) são parceiros da iniciativa.

 

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